O que é


    • Orientação Online

      A orientação psicológica mediada por computador (on-line) é regulamentada, atualmente, pela Resolução CFP Nº 011/2012 (que revoga a Resolução CFP Nº 012/2005).

      De acordo com a Resolução em vigor, alguns serviços psicológicos mediados por computador, como a orientação psicológica, podem ser oferecidos pelo profissional de Psicologia, desde que o Código de Ética Profissional do Psicólogo seja respeitado e que os serviços sejam pontuais e informativos. A resolução vigente permite um número máximo de vinte (20) atendimentos.

      Para atender as seguintes situações: os processos prévio de Seleção de pessoal, aplicação de testes devidamente regulamentados pela resolução pertinente; supervisão do trabalho de psicólogo, realizado de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial  e atendimento eventual de cliente em trânsito e/ ou de clientes  que momentaneamente se encontram impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

      As psicólogas ficarão responsáveis por adotar procedimentos técnicos que garantam o sigilo da comunicação e que reduzam a vulnerabilidade do meio eletrônico e orientará o(a) cliente a fazer o mesmo. Por se tratar de um meio vulnerável, alguns cuidados devem ser tomados para que se proteja o sigilo do contato mediado por computador: evitar a utilização de computadores públicos; apagar os registros e históricos dos programas utilizados durante o atendimento; manter o antivírus atualizado e o firewall ativo. Sugere-se que o cliente esteja em um ambiente mais adequado ao atendimento – reservado, seguro e, de preferência, silencioso.

      A orientação psicológica on-line não é psicoterapia e não substitui o atendimento psicológico presencial; ela tem por objetivo trabalhar questões pontuais de maneira breve, focal e específica. A fim de atender suas necessidades atuais, trabalhando em sua problemática apresentada. Caso, durante o atendimento psicológico on-line, mostre-se necessário aprofundar um acompanhamento, o cliente será adequadamente encaminhado para um atendimento psicológico presencial

 

agendamento